O Núcleo Setorial Automotivo de São Jorge D’Oeste e a consultora do projeto Empreender na ACESJO Daniele Zotti reuniram-se nesta quinta feira, 06 de maio de 2010, na sede da associação com o representante do IAP – Instituto Ambiental do Paraná Sr Mario Kulyk, o presidente da ACESJO Antonio Cadore Soster,o contador Ildomar Ragnini, os representantes da prefeitura municipal Paulo Palsikowski, vice prefeito, e o secretario Jose Ivar dos Santos para discutir a responsabilidade ambiental das empresas participantes do núcleo.
Os empresários participantes do Núcleo Automotivo estão a três anos buscando reduzir os impactos ambientais causados pelas atividades das oficinas mecânicas, para isso foram construídas as caixas de decantação, onde é coletada a graxa que sai das peças que são lavadas e a separa da água antes de ser lançada aos afluentes, esta iniciativa reduz significativamente a contaminação das águas.Também é realizado nestas oficinas o descarte seletivo de resíduos que é coletado por uma empresa terceirizada, evitando que o lixo contaminado seja lançado em ambiente inadequado. Alem de muitas ações já realizadas a mais importante foi a conscientização dos empresários e respectivos colaboradores.
Com o intuito de dar continuidade e regulamentar todos os nucleados dentro das normas e exigência do IAP foi solicitado a presença do mesmo, que na ocasião sanou algumas duvidas referentes à legislação e instruiu os empresários para realização dos procedimentos corretos a serem adotados. A participação dos representantes da prefeitura foi de suma importância uma vez que são responsáveis pela fiscalização dentro do município.
As empresas participantes do Núcleo Setorial Automotivo são: Auto Peças Soster, Auto Peças Wilson, Chapeação Junior, Mecânica Correia e Auto Peças, Mecânica Tecnocar e Posto Blank.
Fonte: ACESJO