PROJETO EMPREENDER

quarta, 03 de fevereiro de 2016

ACESJO EM AÇÃO: Projeto empreender

Empreender é um programa que promove o associativismo e o desenvolvimento empresarial através da organização das empresas em Núcleos Setoriais.
Assim elevando a competitividade das empresas e promovendo o desenvolvimento organizacional das Associações Empresariais.
Com o apoio do SEBRAE, CACISPAR, ACESJO, FACIAP, cria-se Grupos, com empresas do mesmo setor ou multissetorial. Nestes Grupos, são discutidos os principais problemas em comum entre as empresas da mesma área de atuação, assim como as soluções que devem ser tomadas.
Esta iniciativa impede o isolamento das empresas e favorece a troca de experiências entre o grupo e o desenvolvimento organizacional das Associações Comerciais Industriais e empresarial.Facilita a relação empresário-fornecedor, melhora a qualidade da empresa e incentiva o treinamento entre os colaboradores, além de gerar mais empregos e um aumento da renda das micro e pequenas empresas.
O grupos de empresários se reúnem periodicamente na Associação Comercial. com o apoio de um facilitador (consultor), cujo papel principal é o de moderar as reuniões, discutindo problemas comuns e buscando soluções conjuntas.
O diferencial de tantos outros programas é que no Empreender as soluções vêm “de baixo para cima, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários. Para tanto, o consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalho com grupos, originada na Alemanha, denominada METAPLAN. -
Oportunidades do empresário em participar do empreender
• Impedir o isolamento das empresas nos seus negócios, possibilitando uma vivência interativa com o ambiente em que estão inseridos.
• Mudar o comportamento dos empresários, possibilitando uma nova forma de ver os concorrentes, que passam a ser parceiros;
• Estimular programas de treinamento, reciclagem e capacitação dos próprios empresários das empresas, como também de seus funcionários e fornecedores,
• Criar cultura de troca de informações e atualizações frente ao dinâmico mercado capitalista,
• Possibilitar ganhos de escala com a participação coletiva em feiras, com o aumento dos volumes negociados junto a fornecedores, com as possibilidades de negociação do setor com outros órgãos e entidades;
• Elevar a competitividade da empresa através do replanejamento e organização interna das empresas..

Fonte: ACESJO

Galeria de Fotos