Mercado Aposta

segunda, 26 de maio de 2014

Mercado aposta que ciclo de alta dos juros chegou ao fim

Após 13 meses seguidos de elevação na taxa básica de juros da economia brasileira, que passou de 7,25% em abril de 2013 para os atuais 11% ao ano, o mercado financeiro acredita que o ciclo de aumento da taxa Selic chegou ao fim. Para esta semana, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne, a previsão é que a taxa não seja alterada.

A perspectiva consta no relatório de mercado, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (26), também conhecido como Focus. O documento é fruto de pesquisa com economistas de mais de 100 instituições financeiras. A decisão sobre a taxa de juros será anunciada na noite da próxima quarta-feira (28) pelo BC.

A expectativa dos analistas para a manutenção dos juros aconteceu após sinalizações da própria autoridade monetária, contidas na ata da última reunião do Copom, e também do presidente da instituição, Alexandre Tombini. O BC tem avaliado que parte "relevante" do aumento de juros implementado desde abril do ano passado ainda não impactou a inflação, ou seja, não surtiu o efeito desejado.

Entretanto, até o momento, a previsão do mercado é de que a taxa terminará este ano em 11,25% ao ano – o que pressupõe que, para os economistas, ainda haverá um novo aumento na taxa de juros até o fim deste ano - mesmo que não seja em maio. Para o fechamento de 2015, a previsão dos economistas para os juros básicos recuou de 12,25% para 12% ao ano.
Fonte: G1

Galeria de Fotos