Empreender

quarta, 18 de maio de 2011

ACESJO promovendo o associativismo e o desenvolvimento empresarial através do Empreender.

O Projeto Empreender é um conjunto de ações, cujo objetivo é o desenvolvimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas, através do associativismo. Fruto de uma parceria entre a CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil) e o SEBRAE, o projeto empreender tem o objetivo de provocar mudanças na forma do empresariado se organizar, contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico, principalmente na geração de emprego, ocupação e renda, aglutinando-se em núcleos setoriais e juntos, buscando soluções para seus problemas.
Com 16 anos de atuação no Brasil, o Empreender baseia–se em metodologia desenvolvida pela HWK – Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, na Alemanha. Ao longo desse tempo, pesquisas demonstraram que as taxas de sobrevivência das empresas pertencentes aos núcleos são de 90% contra 20% das empresas isoladas.
Na pratica, a metodologia a ser implantada junto a Associação Comercial reproduz o velho adágio que diz que varias cabeças pensam melhor do que uma. Cada empresário repassa sua experiência e, em troca, recebe varias. Isso faz com que haja um crescimento de todo setor, que passa a ser mais competitivo, gera mais empregos e provoca uma reação em cadeia em toda estrutura produtiva municipal.
As experiências de sucesso do projeto, todavia, demonstram que por seu caráter agregador e multidisciplinar, o Empreender depende da participação e do comprometimento de todos os participantes.
Em São Jorge D’Oeste o Empreender funciona desde 2005 na ACESJO, foi iniciado pelo Núcleo Setorial Automotivo que desenvolveu diversas ações no município e conquistou seu espaço no setor de reparação automotiva.
Atualmente a ACESJO conta com dois núcleos ativos, o Núcleo Setorial de Lojas de Confecções e Calçados que já completou quatro anos de atuação e vem se destacando cada vez mais pelo sucesso das ações realizadas pelas empresas nucleadas, e o Núcleo de Mulheres (Conselho da Mulher Empresaria e Executiva de São Jorge D’Oeste) com pouco mais de um ano de atuação, porem com um nome já consolidado no município e na região sudoeste.
A ACESJO tem como meta para o ano de 2011 a formação de mais dois Núcleos Setoriais, que com toda certeza serão mais um motivo de orgulho para a Associação e uma alavanca de resultados positivos aos empresários que virem a fazer parte do Empreender.
Fonte: ACESJO

Galeria de Fotos