Cartões de Crédito

quinta, 09 de fevereiro de 2017

Como escolher o melhor cartão para acumular pontos em programas de fidelidade

SÃO PAULO –- Embora não seja a única forma de participar de programas de fidelidade, o cartão de crédito é uma das melhores opções para acumular pontos e trocar por produtos, viagens e descontos.

Para Bruno Nissental, CEO do aplicativo de gerenciamento de programas de fidelidade Oktoplus, alguns cartões de crédito são mais eficientes nesse sentido do que outros, e existem alguns critérios a que o cliente deve se atentar antes de escolher sua forma de pagamento se quiser acumular o máximo possível em benefícios. Ele separou algumas dicas para escolher o melhor cartão de crédito para acumular pontos. Confira a seguir:

1. Verifique a pontuação por dólar/real - Normalmente, explica o especialista, o número de pontos vinculado aos gastos aumenta de acordo com a renda do usuário do cartão. “Geralmente, clientes com renda maior acumulam mais pontos a cada real gasto”, explica ele.

Antes de selecionar o cartão, verifique a pontuação: os cartões podem pagar um ponto por dólar ou um ponto por real gasto, por exemplo. Nessa comparação fictícia, o primeiro caso seria mais vantajoso.

2. Bônus de adesão - Produtos que ofereçam bônus para recém-aderidos já são uma realidade. No momento da pesquisa, pergunte se é o caso.

3. Parcerias - Quanto mais parceiros, melhor. “Veja se você consegue transferir seus pontos do cartão para programas de fidelidade de companhias aéreas, por exemplo”, sugere Bruno. Também é importante consultar as regras de transferências e levar em conta fatores como valores mínimos e taxas.

4. Gestão - Como a transferência pode ser trabalhosa ou levar à perda de dinheiro, cartões que já tenham plataformas internas de resgate podem ser vantajosos – isso, claro, levando em conta o primeiro fator, taxas de conversão.

5. Exclusividade - “Observe quais são os benefícios exclusivos para clientes daquele cartão de crédito e quais combinam mais com o que você procura”, diz o CEO. Isso muda de acordo com o perfil do consumidor.

6. Anuidade do cartão - Nem sempre um cartão vale a pena por ter as melhores condições em programas de fidelidade. É necessário colocar na balança os custos com anuidade, principalmente quando há dúvida entre dois produtos com características semelhantes e valores distintos. “Uma dica é entrar em contato com seu banco para ver se consegue negociar um ano ou dois de gratuidade”, comenta.

7. Validade - Na maioria dos casos, pontos adquiridos através das compras com cartão têm data para expirar. Analise quanto tempo precisará para juntar os pontos necessários antes de planejar o resgate.
Fonte: InfoMoney

Galeria de Fotos