Durante a semana passada, (25 a 29/04). A consultora da associação Comercial de São Jorge D’Oeste, Daniele Zotti participou de um treinamento com o Sebrae na cidade de Cascavel juntamente com outros cinqüenta e nove consultores de 40 cidades do Paraná integradas ao Programa Empreender. A promoção é da Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, e busca ampliar ainda os resultados da ação a partir de um suporte mais efetivo de projetos e iniciativas disponibilizadas pelo Sebrae.
Os consultores, que são ligados a associações comerciais e empresariais de todo o Estado, têm acesso a informações detalhadas sobre programas que o Sebrae emprega com a finalidade de fortalecer empresas dos mais diversos segmentos e portes. Os programas do Sebrae, como o Negócio e negócio, foram elaborados para melhorar o desempenho e também combater a mortalidade de empresas, que atinge principalmente a micro e pequeno portes.
O Negócio a negócio garante consultoria gratuita a empresários e orienta sobre mercado, atendimento e planejamento. Outro dos temas do seminário é o Empreendedor Individual, já que os núcleos também atuam com empresas que são informais. Com isso, os consultores terão em mãos ferramentas que podem trabalhar a inclusão empresarial. O Empreendedor Individual é uma nova personalidade jurídica aberta a empresas com renda anual de até R$ 36 mil.
A lógica do Empreender é simples, informa o superintendente da Faciap, Márcio Vieira. “A finalidade é, a partir de uma metodologia específica, aproximar empresários de um mesmo ramo e mostrar as vantagens que todos terão trabalhando juntos, pelo fortalecimento do setor”. Os resultados do programa, que já está em dezenas de municípios no Paraná, surpreendem, afirma. A partir dele, os empresários podem multiplicar experiências bem sucedidas e trocar informações sobre como vencer desafios comuns.
De acordo ainda com Márcio Vieira, o encontro desta semana em Cascavel permite trabalhar o Empreender como um instrumento de resultados empresariais. “Para isso, estamos trabalhando uma nova cultura, repassando uma metodologia, desenvolvida pelo Sebrae, que foca a gestão estratégica orientada para resultados, o Geor”.
O Empreender possibilita também que os empresários envolvam continuamente seus colaboradores em cursos, palestras e treinamentos. Eles ainda são estimulados a participar de viagens técnicas e têm a chance de fazer compras-conjuntas, reduzindo preços e oferecendo condições diferenciadas à sua clientela. O presidente da Faciap, Ardison Akel, considera o programa como um instrumento de oxigenação às associações e ao movimento empresarial em todo o Brasil.
Maiores informações com relação aos projetos Negocio a Negócio, Empreendedor Individual , Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e o GEOR, podem ser fornecidas para toda população interessada na sede da ACESJO.
Fonte: Acesjo