14° Convenção da Cacispar
terça, 09 de agosto de 2016
acesjo participa da 14ª Convenção Empresarial da Cacispar
A 14ª Convenção Empresarial da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), com o tema "Como reagir ao novo cenário econômico e alcançar resultados". O presidente do biênio 2014/16, Lindonês Colferai, que está entregando o cargo, fez um agradecimento especial pelos colaboradores de sua gestão e foi homenageado com uma placa entregue pelo presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Guido Bresolin Júnior.
O novo presidente da Cacispar é o empresário Jair dos Santos, de Pato Branco. Foi ele quem fez a abertura oficial da Convenção e lembrou que o País está vivendo as Olímpiadas do Rio, a despeito de todo holofote que os atletas recebem neste momento, na opinião dele, os verdadeiros heróis são os empresários. "Não temos como meta medalhas olímpicas, mas compromissos de manter emprego, pagar impostos, salários em dia, cumprir com todas obrigações, tentar ter lucro, sem aumentar preço e construir um futuro melhor pra nossa nação, começando aqui da base, dos nossos municípios e nossas Associações Empresariais." Ele disse que conta com a retaguarda da Faciap e pretende focar o trabalho no desenvolvimento de liderança. Guido também destacou que o País está vivendo a pior crise do século e o dilema é muito grande para o empresário que não consegue mais fazer investimentos em virtude da insegurança. Ele acredita que só depois de finalizado o processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff (PT) é que a classe produtiva terá uma visão mais clara do futuro. "Nós empresários não fazemos mais planos para cinco anos, para um ano, temos que planejar para o mês, porque todo mês a realidade é diferente."
Na sequência aconteceu o painel: "O papel das instituições no crescimento e desenvolvimento da economia paranaense" com participação de Jefferson Nogaroli, fundador e presidente do Sicoob; Gilcindo de Castro Corrêa Neto, economista e consultor do Sebrae; Marcelo Percicótti, gerente de Economia, Desenvolvimento e Fomento da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep); Guido Bresolin, presidente da Faciap; e Rainer Zielasko, conselheiro do Sebrae e presidente do Fundo Garantidor e de Liquidez do Sicoob-PR, como mediador dos debates.
Nogaroli ressaltou que as lideranças da região precisar criar mecanismos para aproveitar o capital intelectual dos jovens que saem das universidades. "Além do capital econômico, o maior flagelo de uma região é o êxodo de inteligência. É preciso criar ambiente propício para reter capital intelectual."
Gilcindo também reforçou que o Sebrae trabalha muito focado no desenvolvimento local. "O Sudoeste tem entidades fortes e, como mencionado, um capital social significativo." Também citou o PDRI (Plano de Desenvolvimento Regional Integrado) como uma ferramenta que está sendo construída. 'Começou com a Agência de Desenvolvimento Regional, a Amsop, Sebrae, Fiep e hoje conta com mais de 57 entidades trabalhando o desenvolvimento local e regional."
Marcelo salientou que a Fiep está preocupada em melhorar a competitividade da indústria neste período de crise. Ele destacou que a Federação tem como suas bandeiras o crédito produtivo, o desenvolvimento regional, "porque a coisa acontece no local, isso é muito forte na indústria, porque no momento que você instala uma indústria, ao contrário de outros negócios, com maquinário pesado, dificilmente sai da região. Então uma variável chave para a competitividade da indústria é a região".
No encerramento, por volta das 19h, teve palestra com o tema "Depois da tempestade: Como aproveitar a onda de prosperidade do pós-crise." A apresentação foi de Allan Costa, formando pelo programa de Gestão Avançada (AMP) da Harvard Business School, mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Galeria de Fotos